O Parceiro certo para acelerar a jornada para a Nuvem

Para atender às demandas de tecnologia da era digital, as empresas exigem um ambiente de TI flexível, escalável, seguro e econômico. Para a maioria dos líderes de TI, isso significa implementar uma nuvem híbrida. Ao transformar o data center corporativo em um pool eficiente de recursos que podem interagir perfeitamente com nuvens públicas, as organizações podem garantir a implantação ideal de cada carga de trabalho e conjunto de dados. Não surpreende que 80% dos líderes de TI digam que sua estratégia de nuvem híbrida é essencial para permanecer competitiva em seu setor; e 75% dizem que a nuvem é a parte mais crítica de toda a sua estratégia de transformação digital.

Transformação pode ser desafiadora

Infelizmente, muitos líderes de TI estão descobrindo que transformar e gerenciar o moderno data center pode ser surpreendentemente difícil. Tarefas cada vez mais complexas, como gerenciar vários fornecedores e ambientes em nuvem, garantir perfis consistentes de segurança e conformidade e alocar dinamicamente recursos, podem sobrecarregar a equipe de TI.

O caminho a seguir requer o parceiro certo

Para os líderes de TI com uma visão clara e objetiva de futuro, o caminho para um data center moderno, eficiente e preparado para nuvem passa por contratar o parceiro de suporte de TI certo. Prova disso é que 34% dos líderes de TI em todo o mundo dizem já utilizar um parceiro para serviços de data center; enquanto outros 44% dizem que planejam fazê-lo nos próximos dois anos.

Seis desafios que estão impedindo sua transformação na nuvem

Os executivos de TI que responderam à pesquisa ‘Global Cloud Survey 2019’ da Frost & Sullivan identificaram os principais desafios que impediam sua estratégia de nuvem híbrida:

  • – A integração é complexa em um ambiente híbrido
  • – Grande parte da equipe é dedicada às operações diárias, ao invés de inovação
  • – Gerenciar vários fornecedores requer muito esforço
  • – Aplicativos híbridos requerem desempenho consistente
  • – Projetos de código aberto exigem governança contínua
  • – A equipe de TI tem experiência limitada com nuvem

A integração é complexa em um ambiente híbrido

Enquanto 72% das empresas dizem que implantaram ou estão implantando um ambiente de TI híbrido, o gerenciamento do ambiente é complexo e difícil. O principal desafio citado pelos líderes de TI na implementação de sua estratégia de nuvem híbrida é a integração de ambientes de data center e nuvem, citados por 62%. Os líderes de TI entendem que a implementação e manutenção da próxima geração de cargas de trabalho híbridas requer conhecimento de vários tecnologias e fabricantes diferentes, tecnologias e serviços – computação / armazenamento / rede; hardware / plataforma / software; local e remoto; na nuvem local e pública – e poucos deles têm toda a experiência necessária na equipe.

Grande parte da equipe é dedicada às operações diárias

Para competir na era digital, as empresas buscam agressivamente objetivos como inovação, agilidade do mercado e velocidade de lançamento de novos produtos e serviços no mercado. Ao discutir sua transformação digital, 80% dos líderes de TI esperam “liberar a equipe de TI para se concentrar em soluções inovadoras para os desafios dos negócios”; e 76% dizem que desejam reduzir a manutenção de hardware / software. No entanto, com a equipe técnica focada nas tarefas rotineiras de gerenciamento e manutenção, há poucos recursos para dedicar a iniciativas estratégicas.

Gerenciar vários fornecedores requer muito esforço

A maioria dos executivos de TI diz que deseja uma estratégia que possibilite a liberdade para selecionar a tecnologia ideal no momento da compra. Mas a complexidade de um ambiente de vários fornecedores se estende além da integração de tecnologia. Cerca de 58% dos líderes de TI afirmam ter dificuldade em gerenciar vários fornecedores em seu ambiente híbrido de nuvem ou data center. Cada relacionamento de fornecedor vem com contratos de serviço, licenças e SLAs diferentes, que devem ser gerenciados separadamente. Como existem vários “proprietários” de tecnologia para cada fluxo de trabalho, uma única falha pode exigir um tempo significativo da equipe trabalhando com inúmeros fornecedores para isolar e corrigir o problema.

Aplicativos híbridos requerem desempenho consistente

Entre os líderes de TI pesquisados pela Frost & Sullivan, 65% dizem que o desempenho ruim ou inconsistente do aplicativo é um dos principais desafios de seu ambiente híbrido. Como esses aplicativos alocam ou dividem cargas de trabalho entre os recursos de data center, borda e nuvem, as equipes de TI precisam garantir que o aplicativo seja entregue com níveis de desempenho, latência e segurança adequados. Mas o desempenho consistente do aplicativo requer hardware, firmware e software atualizados – em todos os fornecedores e opções de implantação. Isso requer um compromisso contínuo com a instalação de atualizações e patches.

Projetos de código aberto exigem governança contínua

Já não considerado arriscado para uso corporativo, o software de código aberto agora é reconhecido por sua flexibilidade e bom conjunto de funcionalidades. Aproximadamente 71% dos líderes de TI dizem que esperam implantar projetos de código aberto em seus ambientes híbridos, como uma maneira de aumentar a velocidade e a agilidade no desenvolvimento de software. Porém, quanto mais código aberto eles implantam, mais difícil é para as equipes de TI acompanhar a instalação, a configuração, os testes de compatibilidade e a solução de problemas das inúmeras distribuições – especialmente à medida que passam do ambiente de desenvolvimento para os ambientes de produção. Em uma pesquisa de 2019 com técnicos e desenvolvedores de TI realizada pela Linux Foundation e The New Stack, 54% dos entrevistados disseram que seu maior desafio relacionado ao código aberto é estabelecer uma estratégia holística para executar suas próprias cargas de trabalho baseadas no código aberto no ambiente de produção.

A equipe de TI tem experiência limitada com a nuvem

Um data center tradicional, com servidores físicos e infraestrutura em silos, opera de maneira muito diferente de um ambiente em nuvem flexível. Configurações flexíveis de infraestrutura, interfaces abertas e plataformas de gerenciamento definidas por software transformarão até os hardwares tradicionais de servidor e armazenamento. Porém, poucas organizações de TI têm especialistas em nuvem na equipe que sabem como otimizar o ambiente de infraestrutura em nuvem. Entre os líderes de TI pesquisados, 67% dizem que não possuem experiência interna em nuvem suficiente; e 59% dizem que é desafiador contratar e reter pessoal qualificado nessas tecnologias.

O Parceiro certo pode ajudar a acelerar sua jornada na nuvem

Todos esses desafios decorrem da mesma raiz: o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas. A cada nova capacidade digital adotada pela empresa, surge a responsabilidade de avaliar, adquirir, implementar, integrar, proteger, gerenciar e manter o software, o hardware e os serviços que a suportam.

Para os líderes de TI engajados em projetos de transformação, a adoção da tecnologia tornou-se muito complexa e urgente para ser tratada somente com a equipe interna. Esses executivos optam por contar com o auxílio de provedores de serviços especializados que podem ajudar a facilitar e trazer mais velocidade para a jornada da nuvem. De fato, 97% dos líderes de TI em todo o mundo disseram ter ou planejam recorrer a um especialista para assistência no desenvolvimento e implementação de sua estratégia de nuvem híbrida.

Mas que tipo de parceiro é melhor para sua jornada? O parceiro de suporte de TI certo pode e deve trabalhar em conjunto com a equipe interna, complementando talentos e mantendo o desempenho ideal da infraestrutura de seu data center.

VEJA TAMBÉM

IBM Storage para IA e contêineres

Poucas são as tecnologias que atualmente encontram-se em um patamar tão disruptivo no meio corporativo quanto Inteligência Artificial e Contêineres. A Inteligência Artificial já é...

Read More

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no print
Compartilhar no email

DISASTER RECOVERY

Conhece o Asset Air, a solução de Disaster Recovery as a Service criada pela Asset IT.

Artigos Recentes

BACKUP AS A SERVICE

Conhece o Asset Air, a solução de Backup as a Service desenvolvida pela Asset IT.