IBM Storage para IA e contêineres

Poucas são as tecnologias que atualmente encontram-se em um patamar tão disruptivo no meio corporativo quanto Inteligência Artificial e Contêineres.

A Inteligência Artificial já é uma realidade em muitas empresas. Quase todas as organizações de TI já implantaram ou estão se preparando para implantar algum tipo de solução de IA. Um desafio para o data center lidar com sistemas de IA é que ainda estamos descobrindo exatamente como lidar com esses sistemas. A IA exige uma infraestrutura de TI que apresente desempenho multidimensional, escalabilidade para atender às necessidades das aplicações ao longo do tempo e ferramentas adequadas para gerenciar a enxurrada de dados que alimentam os sistemas de IA.

A tendência de “conteinerização” está em uma situação semelhante a IA no meio corporativo. A tecnologia de contêineres fornece os meios para implantar com segurança e confiabilidade aplicativos e cargas de trabalho serverless para equipes de usuários finais e de desenvolvedores. A gestão dos contêineres pode se tornar complexa ao longo do tempo, e ferramentas de orquestração como Kubernetes e o OpenShift da Red Hat ajudam a aliviar essa complexidade.

IBM Elastic Storage System 3000 – Analytics e Inteligência Artificial

Novidade no portfólio de soluções de Storage da gigante mundial de tecnologia, o IBM Elastic Storage System 3000 combina várias tecnologias da IBM em um pacote criado para atender às necessidades características de implantações de sistemas de IA. Ele combina o array FlashSystem 9100 NVMe da IBM com o sistema de arquivos Spectrum Scale da IBM em um único dispositivo integrado.

A abordagem do dispositivo permite implantações muito rápidas. Ao invés de instalar uma matriz do FlashSystem, com o software Spectrum Scale instalado separadamente, agora existe um único ponto de instalação. O Elastic Storage System 3000 foi desenvolvido para oferecer escalabilidade, atendendo às necessidades de implantações de IA e analytics de praticamente qualquer tamanho.

A recém lançada solução é, sem dúvida, uma combinação poderosa do comprovado alto desempenho do NVMe do Flash System 9100 com a escalabilidade do Spectrum Scale.

Spectrum Protect Plus para gestão de dados de Contêineres

Gerenciar o armazenamento de dados de contêineres é uma tarefa complexa. Tanto Kubernetes quanto o Red Hat OpenShift exigem uma estratégia de armazenamento de dados que seja baseada no armazenamento compartilhado e na integração com serviços de dados avançados. O problema é que o cuidado com o planejamento de armazenamento de dados é frequentemente esquecido em muitas implantações de contêineres.

O Kubernetes fornece a CSI (Container Storage Interface) para conectar serviços de dados externos a contêineres em execução em um cluster. Isso fornece serviços de dados brutos (raw data). Cabe aos fabricantes de soluções de armazenamento fornecer drivers que se integram ao CSI para permitir o mapeamento entre contêineres em um cluster Kubernetes e suas matrizes de armazenamento. Atualmente quase todos os fornecedores de soluções de armazenamento têm suporte básico ao driver CSI. Já a integração com serviços de dados complexos é uma situação bem diferente.

A IBM está à frente de seus concorrentes pois fornece proteção de dados para implantações Kubernetes e OpenShift. O Spectrum Protect Plus da IBM agora utiliza a interface de snapshots CSI para permitir que os desenvolvedores façam backup, recuperação e retenham volumes de dados persistentes usando políticas predefinidas nos ambientes Kubernetes e, em breve segundo a IBM, OpenShift. O IBM Spectrum Protect Plus permite que as empresas tratem dados de contêineres como dados corporativos, com os mesmos recursos de proteção de dados exigidos pelos dados mais críticos de uma organização.

Em resumo

O impacto da IA ​​na infraestrutura de armazenamento de dados corporativos está apenas começando a ser entendido, e o Elastic Storage System 3000 da IBM é um dispositivo que permite às organizações de TI escalar com facilidade e rapidez os serviços de dados à medida que as soluções de analytics e IA tornem-se cada vez mais a realidade nas empresas ao redor do mundo.

Os contêineres precisam de uma estratégia de armazenamento adequada e eficiente. É um problema complexo e que ainda não foi resolvido nas organizações que já utilizam essa tecnologia. A integração fornecida pela IBM entre a CSI e o Spectrum Storage começa a permitir um nível adequado de acesso aos serviços de dados corporativos.

Referëncias

https://www.ibm.com/downloads/cas/3KJZYBLV

https://www.ibm.com/br-pt/marketplace/ibm-elastic-storage-server

https://www.ibm.com/us-en/marketplace/ibm-elastic-storage-server

https://www.ibm.com/br-pt/marketplace/elastic-storage-system-3000/details

https://www.forbes.com/sites/moorinsights/2019/10/31/ibm-launches-new-storage-solutions-geared-towards-ai-and-container-environments/

VEJA TAMBÉM

IBM Storage para IA e contêineres

Poucas são as tecnologias que atualmente encontram-se em um patamar tão disruptivo no meio corporativo quanto Inteligência Artificial e Contêineres. A Inteligência Artificial já é...

Read More

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no print
Compartilhar no email

DISASTER RECOVERY

Conhece o Asset Air, a solução de Disaster Recovery as a Service criada pela Asset IT.

Artigos Recentes

BACKUP AS A SERVICE

Conhece o Asset Air, a solução de Backup as a Service desenvolvida pela Asset IT.