CAPACIDADE DE STORAGE: VOCÊ ESTÁ UTILIZANDO CORRETAMENTE?

CAPACIDADE DE STORAGE VOCÊ ESTÁ UTILIZANDO CORRETAMENTE

Define-se como utilização de Storage a porcentagem da capacidade de armazenamento usada em relação à quantidade de capacidade disponível ou configurada – e tem diminuído de forma consistente nos datacenters nos últimos seis anos. Nos últimos anos, a utilização de armazenamento no datacenter caiu de 67% para uma baixa histórica de 54% em 2016, antes de melhorar ligeiramente para 56% em 2017.

Para cada 10% de armazenamento não utilizado ou utilização reduzida de armazenamento em uma capacidade típica de 300TB, o custo de espaço desperdiçado é de aproximadamente US $ 12.000 para um sistema híbrido (discos mecânicos e de estado sólido) e US $ 60.000 para um sistema de estado sólido (100% Flash), incluindo software, suporte e manutenção. Essas ineficiências de custo efetivamente dobram se a utilização do armazenamento estiver em apenas 60%, e assim por diante, para cada redução de 10% na utilização da capacidade. 

Os custos de administração de TI ou de equipe também podem ser reduzidos quando as taxas de utilização de armazenamento são aumentadas, pois a redução do volume total de capacidade bruta requer menos administradores de armazenamento.

UTILIZAÇÃO INEFICIENTE DO STORAGE

A quantidade de capacidade de Storage adquirida aumentou 15% ao ano nos últimos cinco anos, mas esse armazenamento extra não está sendo usado de forma eficiente. Essa capacidade de armazenamento adicional está sendo administrada por menos funcionários, muitos dos quais têm menos experiência em gerenciamento de armazenamento.

Certamente, a administração dos sistemas de armazenamento tornou-se mais simples, e o provisionamento tornou-se automatizado devido às interfaces de programação de aplicativos (APIs) e à integração de software entre hipervisors e sistemas de armazenamento. No entanto, apesar da relativa facilidade de provisionamento de armazenamento, a redução nos administradores de armazenamento especializados e a falta de práticas de gerenciamento de armazenamento já estão tendo efeitos negativos na utilização de armazenamento e nos custos de TI.

Como muitas organizações não têm mais um grupo de profissionais dedicados ao gerenciamento do armazenamento, as práticas recomendadas podem não ser implementadas. Nos piores cenários, os administradores de sistemas podem até não ter as melhores práticas de armazenamento aprovadas, documentadas ou aplicadas. Além disso, pode não haver um objetivo definido para as taxas de utilização do armazenamento.

Além disso, alguns Data Centers podem ter ilhas de armazenamento específicas para uso em aplicativos big data ou analytics. O software usado por alguns aplicativos analíticos (como o espelhamento, usado em alguns sistemas de arquivos distribuídos) pode não ser o mais eficiente do ponto de vista de custo e eficiência de armazenamento.

OPÇÕES MAIS EFICIENTES

É por isso que os administradores devem usar os mais eficientes ou atualizados algoritmos de proteção RAID ou algoritmos de deleção para otimizar a utilização do armazenamento. Da mesma forma, ao usar hipervisors, os líderes de TI e os administradores de hipervisor precisam verificar periodicamente se estão usando as opções de armazenamento mais eficientes.

Na verdade, não é recomendável que a utilização do armazenamento seja de 100%, porque isso não deixaria espaço para expansão. No entanto, não há razão para que a utilização de armazenamento seja tão baixa quanto 56%. Em vez disso, recomenda-se que os líderes de TI busquem uma taxa de utilização de armazenamento de cerca de 80%, o que é uma meta de melhores práticas há décadas.

Essa taxa de utilização de 80% permite que 20% do espaço de armazenamento livre seja usado para picos de demanda e crescimento de curto prazo.

No entanto, qualquer cálculo sobre utilização de Storage deve ser composto pelo crescimento de dados não estruturados usados, pela utilização de estratégias de compressão e/ou desduplicação e pela quantidade de armazenamento interno usado com infraestrutura hiperconvergente (HCI) e/ou sistemas integrados, que são uma tendência cada vez mais presente no cálculo de armazenamento nos Data Centers.

Os líderes de TI devem, portanto, priorizar estes sistemas e tecnologias para monitorar e relatar a utilização do armazenamento, porque pode não haver melhores práticas estabelecidas ou processos de gerenciamento de armazenamento.

Adaptado do artigo “Don’t let datacentres be a waste of space”.

CONHEÇA O PORTFÓLIO DE SOLUÇÕES DE STORAGE DA ASSET IT.

VEJA TAMBÉM

IBM Storage para IA e contêineres

Poucas são as tecnologias que atualmente encontram-se em um patamar tão disruptivo no meio corporativo quanto Inteligência Artificial e Contêineres. A Inteligência Artificial já é...

Read More

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no print
Compartilhar no email

DISASTER RECOVERY

Conhece o Asset Air, a solução de Disaster Recovery as a Service criada pela Asset IT.

Artigos Recentes

BACKUP AS A SERVICE

Conhece o Asset Air, a solução de Backup as a Service desenvolvida pela Asset IT.